Phone Phone (54)99976-6434 / (54)99163-6346
Notícias

Notícias

Engenheiros Ambientais estão entre os mais procurados segundo headhunters

27/03/2013

Segundo um levantamento feito por EXAME.com, entre as 30 profissões mais promissoras para 2013, dez são ligadas à área de engenharia. E muito disso é por conta do descompasso entre oferta de profissionais disponíveis e a demanda das companhias.

O gargalo, segundo os especialistas, não é tanto a formação, mas a experiência do profissional. “Diferente de uma área financeira que tem muita gente nova, a engenharia precisa de pessoas experientes”, afirma Rodrigo Falcão, gerente da Hays no Rio de Janeiro.

Por isso, boa parte das oportunidades profissionais que chegam nas consultorias de recrutamento consultadas exigem conhecimentos que apenas a vivência de mercado pode oferecer. “As posições que estamos falando dependem do quão específico o profissional é”, afirma Giuliano Carcagnoli, da Futurestep.

Entre os profissionais mais procurados atualmente estão os Engenheiros Ambientais, que segundo headhunters consultados por EXAME.com estão sendo requisitados mais fortemente nos setores químico e petroquímico, sendo que outros setores também demandam este profissional, que pode ter formação em Engenharia Ambiental ou Engenharia Química com pós em ambiental, segundo o especialista da Robert Half.

A expectativa é que, nos próximos anos, mais empresas separem a área ambiental do setor de segurança de trabalho, de acordo com Daniela Ribeiro, da Robert Half. “O profissional precisa primeiro entender o negócio da companhia, os produtos e impacto no meio ambiente para, então, reformular os processos”, afirma a especialista da Mariaca.

Atualmente, no entanto, a maioria das empresas mantém estas duas áreas unidas. Neste caso, o papel do profissional vai desde “manter a operação sem acidentes até garantir que a área produtiva não afete o ambiente evitando desperdícios, fazendo tratamento de resíduos”, afirma Diego Mariz, da Michael Page.

Fonte: EXAME.com - http://aneam.org.br

Assine a Newsletter
Receba novidades em seu e-mail