Segunda-feira, 24/09/2018. Boa noite!

5499117-4003
Notícias

Notícias

Prazo para entrega do CAR está chegando ao fim

26/12/2017

Está acabando o prazo para a entrega do CAR, o Cadastro Ambiental Rural. Ele é obrigatório para todo produtor e em parte do país tem gente se apressando para não perder a data. 
Na propriedade de cinco hectares, em Brazlândia, no Distrito Federal, Adir Fernandes cultiva plantas ornamentais. São mais de 50 mil palmeiras de 30 espécies. O produtor comprou a propriedade em 2009 e em pouco tempo, todo o terreno já estava cultivado, sem os 20% de Reserva Legal.

Todas as informações da propriedade devem ser declaradas no CAR, o Cadastro Ambiental Rural, umas das exigências do novo Código Florestal. O sistema é integrado e vai funcionar como um banco de informações ambientais de todo país, com detalhes sobre áreas de preservação permanente, reserva legal e terrenos de uso restrito. Com essa base de dados, o Governo Federal espera monitorar e combater o desmatamento.

E não importa o tamanho da propriedade, até o dia 31, o registro é obrigatório para todos os donos de terra do país. Esse é o primeiro passo para conseguir a regularidade ambiental das terras, só que para Adir, o cadastro já ia passar em branco. “Eu estava na correria, no esquecimento, achei que tinha ficado para o ano que vem e não fiquei em alerta sobre isso”, diz.

A inscrição é feita pela internet. No site, é só baixar o programa e preencher o formulário, é bom ter em mãos o documento da propriedade.

Até agora, as regiões Norte e Sudeste já alcançaram a meta de 100% de cadastro. O Sul está com quase 98%, o Centro-oeste, 95%. A região Nordeste é a que tem o índice menor, está com 82% do território inscrito. Confira o vídeo com a reportagem completa e saiba como está a situação em Alagoas.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2017/12/prazo-para-entrega-do-car-esta-chegando-ao-fim.html

Assine a Newsletter
Receba novidades em seu e-mail